sábado, 22 de janeiro de 2011

Marginalizacao da Ficção científica no Brasil

A invisibilidade geral desta produção explica e reforça a quase inexistência de pesquisas que enfoquem a ficção científica brasileira. Não por acaso os principais pesquisadores da ficção científica no Brasil, Braulio Tavares e Roberto de Souza Causo, são escritores do gênero. Tavares, além do sintético O que é Ficção Científica, da Coleção Primeiros Passos, coordenou uma ampla pesquisa para a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, para o Fantastic, Fantasy and Fiction Literature Catalog, cujo objetivo era divulgar estes gêneros no mercado estrangeiro. Juntamente com o colecionador Roberto Nascimento, Causo participou do grupo de pesquisa que resultou neste catálogo, e publicou sua Pesquisa de Iniciação Científica, realizada na USP, Ficção Científica, Fantasia e Horror no Brasil – 1875 a 1950.
Download

Gerson LodiRibeiro - Plausibilidade na Ficção Cientifica Brasileira Hard

Hoje em dia parece mais sensato pensar em FC hard como o subgênero mais preocupado com a plausibilidade científica e em FC soft como aquela voltada predominantemente para a qualidade literária. Temos então uma FC científica, por assim dizer, e uma FC literária. Devese notar que, embora em tese as duas abordagens estejam longe de ser autoexcludentes,
constatase em termos empíricos, a validade dessa divisão para a maioria dos trabalhos de FC, sempre que os autores optam por enfatizar mais ora a plausibilidade científica, ora a qualidade literária.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Open Channel - Primeiro Post

Os canais de comunicação estão abertos. Bom, sempre gostei de ficção científica e a internet está repleta desse tipo de conteúdo. Mas, penso que falta um pouco de especificidade, de discussão de uma perspectiva brasileira da ficção cientifica como genero literário e cinematográfico, como fenômeno cultural social específico no nosso tempo. Talvez não consiga, mais com certeza ajudarei a trazer à baila esse tema que sempre capturou minha atenção.